Citometria de fluxo

Citometria de fluxo é uma poderosa tecnologia, que possibilita a análise simultânea de múltiplas propriedades celulares em um sistema de fluxo contínuo. É, portanto, um método analítico para caracterizar e analisar células e alguns de seus produtos e sub-produtos.

Um feixe de luz (normalmente um laser) é direcionado a um meio líquido em fluxo, onde intercepta cada partícula nele contido. A dispersão da luz fornece dados relativos ao tamanho e à granulosidade da partícula, e a emissão de corantes químicos fluorescentes encontrados na partícula ou juntos à partícula possibilita a obtenção de dados adicionais, favorecendo uma rica análise multiparamétrica.
A metodologia pode ser aplicada em diferentes áreas, como a hematologia (diagnóstico de diversas doenças), cancerologia (detecção de células tumorais), imunologia (detecção ou identificação de sub-tipos de células implicadas na imunidade), análise de ciclo celular (acompanhamento da distribuição das células nas diferentes fases do ciclo em função de diversos estímulos ou da adição de algumas drogas, permitindo ainda a verificação da presença de células com conteúdos anormais de DNA) entre outras.
 
 A Central analítica possui 2 citômetros de fluxo:
   a) Beckman Coulter modelo FC500 MPL. Esse equipamento possui 2 lasers que podem excitar a a mostra em 488 nm ou 633 nm, permitindo a leitura de 5 cores e 7 parâmetros. 
   b) BD- FACS Verse. Esse equipamento possui 2 lasers que podem excitar a amostra em 488 nm ou 633 nm, permitindo a leitura de 6 cores e 8 parâmetros. 
 
Tipos de amostras que podem ser analisadas:
Qualquer partícula ou célula em suspensão com tamanho entre 0,2 e 50 um. Por ex: cromossomos, bactérias, algas, fungos, células eucarióticas, protozoários, beads etc.
Células de tecidos sólidos ou de culturas aderentes precisam ser desagregadas e suspensas em meio líquido antes da análise.
 
As amostras devem estar desagregadas em meio líquido e filtradas em filtro 70 nm.
Na utilização do citômetro Beckman Coulter, as amostras devem ser trazidas em tubos apropriados (7,5 cm x 1 cm) com volume compatível com o experimento desejado. 
Na utilização do citômetro Verse , os usuários devem trazer as amostras em tubos apropriados (7,5 cm x 1 cm) com volume compatível com o experimento desejado ou em tubos eppendorf (2 mL) com volume máximo de 500 uL.