Microscopia de fluorescência

Microscópio de Fluorescência High Content TissueFAXS Fluo

 

Responsável:  Nicolas Carlos Hoch

Telefone: 11 2648 1683

Local onde está instalado: Bloco 10 inferior, sala 1011

 

Acesso: é necessário entrar em contato com o Prof. Nicolas Hoch por e-mail: nicolas@iq.usp.br para solicitar o cadastro como usuário. O link para o sistema de agendamento do equipamento é https://my.qreserve.com/reservablecalendar/Z4LXFxyxVXvhZb7bJhuv_6x53PE=

 

Funcionalidades:   Microscópio motorizado para aquisição completamente automatizada de grande volume de imagens de alta resolução e sensibilidade. Permite análise de amostras em placas ou de até 8 lâminas sem necessidade da presença contínua do operador. Software para quantificação de diversos parâmetros em grande número de células para análise de populações distintas dentro de uma amostra, similar a citometria de fluxo, mas usando imagens de microscopia. Há possibilidade de aquisição manual de imagens de alta resolução e posterior deconvolução, reduzindo a interferência do sinal de fluorescência fora de foco.

 

Características: microscópio invertido de fluorescência (não possui campo claro) Zeiss AxioObserver 7 equipado com objetivas de 2.5x, 20x, 40x (seco, NA=0.9, com anel de correção) e 63x (óleo, NA= 1.4, apenas no modo manual) e filtros que permitem a visualização de amostras coradas com DAPI, Cy2, Cy3 e Cy5 (ou fluoróforos com espectros semelhantes). Câmera CMOS Hamamatsu OrcaFlash de alta sensibilidade.

 

Agendamento: após solicitação de credenciamento, o usuário deve receber treinamento e se registrar no site https://get.qreserve.com/ onde pode ser encontrado o calendário com os horários disponíveis.

 

Treinamento:  somente usuários previamente treinados podem utilizar o equipamento. Os treinamentos são realizados através de cursos de curta duração oferecidos pelo fabricante ou através de interações diretas com a equipe do Prof. Nicolas.