Espectroscopia Raman Witec

Microscópio Raman WITec ALPHA300 Espectroscopia Raman é uma técnica de espectroscopia vibracional fundamentada no espalhamento inelástico de luz. O microscópio Raman WITec ALPHA300 disponível no Laboratório de Espectroscopia Molecular (lem.iq.usp.br) permite medidas de espectros Raman de gás, líquido ou sólido, como também microscopia Raman de superfícies com resolução espacial.

 

O equipamento é otimizado para medidas de microscopia Raman confocal, e conta uma linha laser ( = 632,8 nm) como fonte de excitação. A obtenção do sinal é feita através de fibras ópticas, o que permite uma enorme flexibilidade em relação aos diferentes tipos de amostras a serem analisadas.

Como fazer solicitações: Solicitação de medidas de espectroscopia Raman deve ser encaminhada por email à Profa. Paola Corio (paola@iq.usp.br, tel.: (11) 3091-3853). Ao usuário serão solicitadas neste momento informações sobre a amostra, e.g. estado físico, toxicidade, inflamabilidade etc., e sobre o tipo de análise desejada, e.g. faixa espectral, alta ou baixa resolução etc..

Forma de acesso ao equipamento: A operação do espectrômetro Raman será feita por membros do grupo de pesquisa do LEM/IQ-USP, sendo acompanhada por um pós-graduando ou professor responsável pela amostra a ser analisada.

Como enviar amostras: A amostra deve ser entregue pessoalmente pelo usuário no LEM/IQ-USP. A amostra deve estar acondicionada apropriadamente e identificada.

Como agendar análises: Na data previamente combinada, as análises deverão ser acompanhadas por um pós-graduando ou professor responsável pela amostra.

Como obter os resultados: O usuário receberá os arquivos com os espectros Raman digitalizados ao final do próprio dia da análise. A interpretação do espectro Raman, i.e. atribuição das bandas, ficará a cargo do usuário externo.